About

Pages

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como cultivar a pitaia



Pitaia é um fruto muito saboroso e pouco conhecido. De origem mexicana esse fruto tem de plantas dos gêneros Hylocereuse também Selenicereus. A palavra Pitaia significa “fruta escamosa” e em alguns lugares é popularmente conhecida como fruta dragão.

A planta possui lindas flores brancas que só se abrem durante a noite e por isso são conhecidas como Flor-da-Lua ou Dama da Noite. As pitais de casca vermelha são muito ricas em vitamina C, sendo seu consumo muito indicado. É possível plantar essa planta no Brasil. Siga o passo a passo e veja como cultivar pitaia.


Materias:

  • Mudas de pitaia
  • Análise de solo
  • Enxada
  • Água

Passo a passo:

  1. Verifique qual a pitaia ideal para sua região e para a finalidade do seu plantio. É importante decidir se é plantio comercial, para consumo próprio ou para atender a demanda de determinado lugar. Pitaia com casca vermelha e com polpa vermelha é a melhor para se comercializar. Pitaia com casca vermelha e que tem a polpa branca é bem aceita por brasileiros. Pitaia da espécie colombiana não se adéquam a climas muito quentes. Essas são as de casca amarela e precisam de temperatura amena.
  2. Entre em contato com produtores da sua região para que saiba sobre a adequação de cada tipo de pitaia ao clima local.
  3. Procure órgãos de extensão rural do seu estado e empresas de pesquisas agropecuárias, como a EMBRAPA, e solicite informações sobre o tipo ideal de Pitaia para as condições climáticas do local onde irá plantar.
  4. Decida qual Pitaia irá ter. Ela prefere um local com meia sombra, sem que fique diretamente exposta ao sol forte.
  5. Converse com um engenheiro agrônomo para que possa ser feito uma analise de solo e decidido onde será o plantio e como será a adubação. Embora a Pitaia não seja muito exigente, é interessante a orientação de um especialista. Isso pode ser feito por um engenheiro agrônomo do órgão de extensão local ou da prefeitura do seu município.
  6. Adquira as mudas escolhidas. Elas devem estar enraizadas. Procure comprar em local idôneo e regularizado para que não estejam doentes ou com pragas.
  7. Faça covas de 20 a 25 cm de profundidade, em fileiras, com espaçamento entre 2 metros entre elas.
  8. Coloque um moirão para que sirva de apoio para a planta.
  9. Faça o plantio.
  10. Se não chover ágüe a planta a cada dois dias.
  11. Faça adubação de cobertura antes do período de produção. A produção costuma ser no mês de agosto.
  12. Acompanhe o crescimento da planta. Não precisa capinar. Ela é bastante rústica e não exige muito trabalho em sua manutenção.

Dicas importantes no cultivo da Pitaia 
É importante lembrar que o cultivo pode ser feito entre temperaturas de 18° a 26°CPode ser cultivada em nível do mar ou até mais de 1000 metros de altitude
Deve sempre guiá-las com mourões. É fundamental para que o pé cresça saudável e produza bem. Para que irá plantá-la em casa, pode fazer isso em uma árvore
Dá até 3 safras por ano e tem cultivo simples

A quem possa interessar temos mudas a venda e você terá mais informações sobre como adquirir sua muda no link http://pitaias.blogspot.com.br/2014/01/mudas-de-pitaia-onde-comprar.html

Boa sorte com o seu plantio!

20 comentários:

  1. Aqui em casa temos essa planta, chega a dar mais de 50 flores pra mais mas é mto dificil dar fruta, o q será q acontece??

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran F Braga,

    Quando as flores saem elas precisam ser polinizadas, sem a polinização é impossível dar frutos, vou criar um post aqui sobre este assunto pra vc aprender um pouco sobre.

    Um abraço.
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Quero adquirir uma muda de pitaya como e onde posso comprar?

    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Tenho PITAYA já a 2 anos e não bota flor e nem frutos porque? vou cortar e botar fora ;aqui em PE não tem PITAYA pra vender

    ResponderExcluir
  5. Sr.João, moro no 12° andar estou cultivando 4 mudinhas num vaso e a planta soltou muitos brotos preciso tirar um pouco ou deixo tudo.E da pitaya vermelha, eu que fiz as mudas.

    ResponderExcluir
  6. Eu moro em Irece,aqui nao chove muito,nao tenho muita agua tbm,eu gostaria de plantar eu consigo?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. O meu nome é Paulo, sou português vivo na região alentejana e gostaria de saber se alguém me vende umas mudas para eu testar no nosso clima. Alguém me envia uma plantas para Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Paulo sou descendente de português e terei imenso prazer de lhe enviar umas mudas se ainda tiver interesse me avise que farei o plantio das mudas para enviar-lhe meu email ferreirapoa@gmail.com Albino Ferreira.

      Excluir
  8. Boa tarde, perto de Lisboa, Portugal existe um cato que dá este fruto em quantidades razoáveis. Pelo o que o dono me diz é um dos poucos casos em Portugal desta espécie a dar fruto, estou a pensar em falar com ele para explorar o fruto para comercialização. Alguém consegue me dar indicações de valores/kg, ou que tipo de cliente é que procura este fruto. Provei esta semana por curiosidade pois ele ofereceu me e nunca imaginei que fosse tão bom e com um sabor tão..exótico. posso enviar fotos para verem como ele cresce.

    ResponderExcluir
  9. afinal confirmei que o fruto é o mandacaru e não pitaya. peço desculpa pelo erro.

    ResponderExcluir
  10. o valor do preçoda pitaya para ser entregue no litoral
    de Sao Paulo cidade São Sebasdtião-litoral norte
    marlurego65@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. o valor do preçoda pitaya para ser entregue no litoral
    de Sao Paulo cidade São Sebasdtião-litoral norte
    marlurego65@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. o valor do preçoda pitaya para ser entregue no litoral
    de Sao Paulo cidade São Sebasdtião-litoral norte
    marlurego65@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de um exemplar plantado em vaso.
    O clima daqui serve?(você disse de 18 a 26 graus mas aqui normalmente passa um pouco)
    Quais seriam as dimenções ideais do vaso?
    Quanto custa uma muda? Gostaria da vermelha.

    ResponderExcluir
  14. Eu vendo mudas de pitaya em Portugal!
    Estou em destaque no OLX! Procure: "pitaya"!
    Fernanda Palma

    ResponderExcluir
  15. Eu vendo mudas de pitaya em Portugal!
    Estou em destaque no OLX! Procure: "pitaya"!
    Fernanda Palma

    ResponderExcluir
  16. olá, gostaria de mais informações sobre a quantidade de nitrogênio e outras fontes de adubação que esta planta necessita para expressar seu potencial produtivo?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  17. olá, gostaria de mais informações sobre a quantidade de nitrogênio e outras fontes de adubação que esta planta necessita para expressar seu potencial produtivo?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, realmente uma planta bastante interessante a pitaya, tenho feito bastantes experiencias com a planta, e por incrível que pareca todas praticamente têm tido resultados surpreendentes, a pitaya e uma planta que gosta de bastante matéria orgânica, quem quiser pode encontrar compostos adequados para cactos, têm biológicos, e os industriais, eu uso biológico somente, e se pretenderem algum fertilizante resultou o NPK 6-3-6, eu aconselho durante o inverno cobrir o pê da planta para não encharcar visto que ela não tolera muita água, assim como que pode cobrir com rede sombra para proteger da geada direta, e vão ver resultados positivos.
    algumas duvidas estarei a disposição para ajudar.
    paulosalvado1967@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Por experiencia aqui no meu plantio, cheguei a conclusão que uma so muda não é suficiente,para um plantio produtivo de frutos. Ha a necessidade de mudas de diferentes pés para que haja a uma boa polinização, e se possível faça a polinização manual, Abelhas não são proprias , é necessário a mangangava, e se não as tem faça com um dedo coberto com uma camurça.

    ResponderExcluir