About

Pages

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como induzir o crescimento da pitaia



Induzir o desenvolvimento de uma pitaia requer condições de umidade muito específicas.Neste post vamos conferir algumas dicas que com certeza irão lhe auxiliar neste processo.

  • Coloque a pitaia em um local que mantenha uma temperatura entre 18 e 21 graus Celsius, se a planta estiver em um vaso. Se necessário, coloque-a sobre uma esteira de aquecimento para atingir a temperatura adequada. Se a pitaia estiver ao ar livre, você deve esperar que a temperatura suba até a variação correta para induzir a floração, normalmente na primavera.


  • Coloque pelo menos duas plantas de pitaia diretamente lado a lado, ou plante-as ao ar livre, separadas por 3 metros de distância, para que ocorra a polinização cruzada. Não importa qual a espécie das plantas de pitaia, já que ambas irão polinizar uma à outra


  • Pare de regar a pitaia no fim do inverno. Se a planta estiver ao ar livre, coloque uma lona de plástico ao redor de sua base para tentar repelir a chuva. A falta de água faz com que a planta experimente uma seca, que é o que a induz a florescer.


  • Examine a planta todas as noites e preste atenção para o florescer de flores da cor branca, creme ou rosa, que se desenvolverão enquanto não houver água. Você também pode se levantar de manhã cedo, antes de a luz do sol incidir sobre ela, para observar seu desabrochar.

12 comentários:

  1. Ola comecei a cultivar pitaia a pouco tempo, não tenho experiência e por isso gostaria de saber qual adubo é o mais adequado para elas. Tenho 15 mudas já plantadas em vasos e ja estão brotando.

    ResponderExcluir
  2. Gente, posso fazer plantio de pitaias com mudas derivadas de um mesmo pé de planta? Ou seja, da mesma família? Terei algum problema com pragas? Ou é aconselhável fazer de mudas de famílias diferentes?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um pé de pitaia que dá muitos frutos de cor vermelha, muito saborosa. Quero fazer mudas, qual é o procedimento? Onde cortar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      O procedimento é relativamente simples. O vídeo no link a seguir apresenta isso:

      https://youtu.be/IsHdt82fZWk

      Há também indutores de enraizamento naturais Um que vi é feito com grãos germinados de lentilha, batido no liquidificador.

      Um cuidado nas mudas é o que chamam de auto incompatibilidade existente na pitaya. Ou seja, a polinização precisa ser de variedades diferentes. Caso seja de plantas da mesma variedade ou clones, o resultado produtivo tende a ser muito baixo.

      Pesquise a respeito da auto-incompatibilidade e sobre como fazer a polinização.

      Excluir
  4. Bom dia.
    comprei pela internet várias estacas de pitaya, e vieram muitas no formato triangular e outras no formato oval chato, como das palmas. Tem variedade de pitaya neste formato, ou fui enganado? Estas “palmas” crescem muito, mas nunca deram flor. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Pelo que já li a respeito, em alguns casos pode haver inicio de produção com 7 meses. Mas normalmente o tempo aproxima de um ano. Ou seja, só no início do ciclo produtivo que haverá florescimento. Veja no link a seguir mais informações a respeito.

    http://www.ehow.com.br/induzir-florescimento-pitaia-como_18869/

    ResponderExcluir
  6. Tenho 4 mudas nova de pitaya quantos meses demora pra brotar

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma pitay a 2 anos no mercado livre e até hoje não deu nenhuma flor tão pouco fruta, sabem me dizer o que ouve?

    ResponderExcluir
  8. Comprei mudas de pitayas no mercado livre.Cresceu bem,gostaria de saber qual adubo caseiro faz ela produzir mais rápido.Dar frutos

    ResponderExcluir
  9. Como faco para a pitaya da frutos maiores

    ResponderExcluir
  10. boa noite como planta pitaya pode aqui pernambuco sertão?, sitio-sipauba

    ResponderExcluir